domingo, 21 de agosto de 2011

Programando em C - Tutorial_1


As Origens da Linguagem C

A linguagem C foi criada na década de 70, por um sujeito chamado Dennis Ritchie, nos laboratórios Bell. Para tanto , ele utilizou o sistema operacional Unix e a linguagem BCPL. Baseado nessa linguagem, um outro sujeito, chamado Ken Thompson (que também trabalhou na criação de C) havia criado a linguagem B. Como a linguagem de Richie foi posterior, recebeu o nome de C.


Durante muito tempo C foi distribuído juntamente com a versão 5 do UNIX. Isso, aliado ao fato de que um código produzido em uma máquina era facilmente recompilado em outra, causou uma popularização de C, tornando necessária uma padronização.


Essa padronização se deu em 1983, quando foi estabelecido um padrão pelo ANSI (american national standard insitute).
Mais que um padrão, o ANSI C trouxe inovações para a linguagem, como o uso de protótipos (discutido em funções).
O C é considerado uma linguagem de auto nível, no entanto possui elementos de uma linguagem de baixo nível. Para algumas literaturas mas antigas classificam o C como uma Linguagem de Médio nível fazendo a aluzao a este fato.

Com o C temos a possibilidade de manipulação de bits, bytes e endereços, que são os elementos básicos para o funcionamento do computador.
Podemos ainda dizer que o C é sim uma liguagem portável – uma vez que a portabilidade tem como objetivo a possibilidade de adaptar o software para diferentes tipos de computadores. Podemos notar isso no código fonte onde temos a possibilidade de adaptalo para que funcione em mais de sistema, como é o caso de usa-lo no Windows, uma vez que seu objetivo inicial foi para o sistema Unix.
Uma outra vantagem do C é que o mesmo possui apenas 32 palavras reservadas, em comparação com outras linguagens que podem ter varias vezes esse numero de palavras reservadas.

C é uma Linguagem Estruturada
Como característica especial de uma linguagem estruturada é a COMPARTIMENTALIZAÇÃO docódigo e dos dados. É a capacidade que uma linguagem tem de esconder do restando do programa as informações necessárias para se realizar uma tarefa especifica. Uma das maneiras de conseguir isso é por meio do uso de sub-rotinas que empregam variáveis locais.
Ainda notamos em uma Linguagem estruturada a psssibilidade de construir laços(loops), como WHILE, DO-WHILI E FOR. Temos como componete principal estrutual de C a Função. Estas funções admitem que você defina e codifique separadamente as diferentes tarefas de programa, permitindo então que seu programa seja modular.

Outra maneira de estruturar e compartimentalizar o codigo em C é pelo uso de blocos de codigo. Um bloco de código é um grupo de comandos de programa conectado logicamente que é tratado como uma unidade. Em C, um bloco de cofigo é criado colocando-se uma sequencia de comandos entre chaves.

If (x < 10){
printf(“este valor pode ser melhorado tente mais uma vez”);
sacanf(“&d”, &x);
}
Estes dois comandos, junto com as chaves, representam um bloco de código.


fontes de Pesquisa: 
  • portaldeprogramação.com
  • C Completo e Total - Herbert Schildt - Makron Books.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo!

Desejo a você que esta visitando o blog que tenha um bom proveito das informações aqui postadas pois foram feitas no intuito de levar conhecimento e informações.